O site Thrive Global publicou em 12 de abril de 2017 uma entrevista de Drake Baer com o Dr. Jon Kabat-Zinn, o criador da Mindfulness-Based Stress Reduction (A redução do estresse baseada em mindfulness).

Segundo a Wikipedia, o termo atenção plena, ou ainda consciência plena (em inglês, mindfulness) designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente − ou seja, todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são. O treinamento e aprendizado dessa forma de atenção, geralmente se dá através de técnicas de meditação e de outros exercícios afins, permitindo ao indivíduo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações. A atenção plena, originalmente um conceito da meditação budista, desempenha um papel importante em várias formas recentes de psicoterapia, como a terapia comportamental dialética, o programa de redução do estresse baseado em mindfulness e a terapia de aceitação e compromisso.

Nesse artigo, o autor escreve que se alguma pessoa ajudou a transportar a palavra “mindfulness” à principal corrente americana de pensamento e a tornar a meditação, o tipo de coisa que os cientistas e doutores levam a sério, essa pessoa é o Dr. Jon Kabat-Zinn. Em 1979, ele apresentou ao mundo o que se tornou a Mindfulness-Based Stress Reduction – MBSR, um curso de 8 semanas inicialmente desenvolvido para ajudar as pessoas a controlar a dor. Desde então, esta técnica também tem se mostrado ser útil para ajudar pessoas com depressão e um grupo de temas clínicos e não clínicos, que chegou até os neurônios dos processos inflamatórios.

O Dr. Jon Kabat-Zinn também ajudou a fundar a Clínica de Redução de Estresse na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, onde foi realizada muito da pesquisa clínica original sobre mindfulness. Desde então, esta clínica cresceu para se tornar o Center for Mindfulness Medicine, Health Care and Society. Atualmente, uma busca por MBSR leva a mais de 20.000 resultados no Google Scholar.

O Dr. Jon Kabat-Zinn também é autor de dez livros. O seu livro mais famoso “Where ever you go, there you are” (“Onde quer que você vá, lá estará você”) vendeu mais de um milhão de cópias desde que foi publicado em 1995.

Em quase quatro décadas desde que o MBSR foi apresentado, mais de 24.000 pessoas fizeram este curso apenas na Universidade de Massachusetts, e a cultura popular começou a absorver o ponto fundamental desta prática: se você obedecer a sua mente, você pode mudar a sua vida.

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Mindfulness é o cultivo de uma certa qualidade da mente que emerge ao se prestar atenção às experiências do momento presente, de forma intencional, com uma atitude de curiosidade, e abertura e aceitação compassiva em relação a cada experiência.

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Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.