Este estudo de Noorzeli N. M. e col. foi publicado no Journal of Education & Social Policy Vol. 4, No. 2, em junho de 2017.

Resumo

Antecedentes

O desempenho nos negócios é importante entre empreendedores em virtude do maior aprimoramento dos negócios. Pesquisas recentes exploraram como o desempenho nos negócios é influenciado por diferentes fatores. Por exemplo, o biofeedback VFC (variabilidade da frequência cardíaca, ou HRV em inglês) é um fenômeno no qual mudanças fisiológicas ocorrem no intervalo entre as sístoles cardíacas.

Portanto, este estudo examinou a relação existente entre o treinamento através do biofeedback VFC, o desempenho nos negócios e o sucesso obtido.

No entanto, um exame da literatura anterior mostrou que há um estudo menos atual, que focou no desempenho usando técnicas de biofeedback VFC em empresários na Malásia.

Objetivos

Este estudo focou em: 1) identificar o perfil da variabilidade da frequência cardíaca em pequenos empreendedores; 2) examinar a medida do sucesso em pequenos empreendedores, através do aumento da renda após o treinamento com o biofeedback VFC.

Métodos

Um total de 50 pequenos empreendedores que responderam foi recrutado para este estudo. Os dados coletados envolveram as respostas a um questionário, análise dos lucros e das vendas e análise do biofeedback VFC. Foi usada análise da correlação estatística para examinar a relação existente entre o desempenho nos negócios e as percepções dos negócios a partir do ponto do biofeedback VFC.

Resultados e conclusões

Os achados deste estudo mostraram que há uma relação muito forte entre o aumento do desempenho, em termos do aumento da renda, e o perfil do biofeedback VFC, entre os participantes com pontuação de 0,984.

Isto mostrou que o treinamento através do biofeedback VFC é adequado para ser usado como um programa de intervenção para aumentar as habilidades dos pequenos empreendedores da Malásia.

Atualmente, já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion, inventado e desenvolvido por mim e pelo Prof. Dr. Marco Fabio Coghi.

Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, realizado em diversos locais, várias vezes por ano e ministrado por:

Prof. Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, Diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.