Os efeitos do treinamento com o biofeedback VFC sobre o estresse e a ansiedade: uma meta-análise

Esta meta-análise de Goessi V. C. e col. foi publicada em Psychol Med. 2017 nov;47(15):2578-2586. doi: 10.1017/S0033291717001003.

Resumo

Antecedentes

Algumas evidências sugerem que o biofeedback VFC (variabilidade da frequência cardíaca, ou HRV em inglês) pode ser uma maneira eficaz de tratar os sintomas da ansiedade e do estresse. Para examinar os efeitos do biofeedback VFC sobre os sintomas da ansiedade e do estresse realizamos uma meta-análise dos estudos extraídos da PubMed, PsycINFO e da Cochrane Library.

Métodos

A pesquisa identificou 24 estudos, que totalizaram 484 participantes, que receberam treinamento pelo biofeedback VFC para o estresse e a ansiedade. Foi realizada uma meta-análise de efeitos aleatórios.


Resultados

O tamanho do efeito pré e pós dentro do grupo (Hedges ‘g) foi de 0,81. A análise entre grupos, que comparou o biofeedback VFC a uma condição de grupos controle rendeu Hedges ’g = 0,83. Análises de moderadores revelaram que a eficácia do tratamento não foi moderada pelo ano de realização dos estudos, pelo risco de viés dos estudos, pela porcentagem de mulheres, pelo número de sessões, ou pela presença de um transtorno de ansiedade.

Conclusões

Concluíram os autores que “o treinamento pelo biofeedback VFC está associado a uma grande redução do estresse e da ansiedade relatados pelos participantes. Embora estudos melhor controlados sejam necessários, esta intervenção oferece uma abordagem promissora para o tratamento do estresse e da ansiedade por meio dos dispositivos usados”.

Já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa, o cardioEmotion, inventada e desenvolvida por mim e pela Priscila Coghi para avaliação da VFC.

Para saber mais sobre o cardioEmotion, baixe gratuitamente o e-book “Como Tornar Visível o Invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, que é ministrado diversas vezes por ano, em diferentes locais (link), por:

Prof. Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Clínica e Escola.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Clínica e Escola.