Tecnologia controla e diminui estresse através do uso de game
O biofeedback cardiovascular, tecnologia estudada em uma incubadora da USP, tem ajudado muitas pessoas a combater problemas relacionados ao estresse por meio de jogos lúdicos que medem e regulam o estado de coerência cardíaca, responsável pelo equilíbrio das emoções.
Chamado cardioEmotion, o equipamento desenvolvido pela NPT – Neuropsicotronics, incubada do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de São Paulo, tem apresentado resultados comprovados no reequilíbrio das emoções, por meio da coerência cardíaca, estado fisiológico em que isso ocorre.
O biofeedback cardiovascular mede as respostas fisiológicas do coração e, por meio delas, propõe jogos interativos para reduzir o stress e, assim, os males associados a ele, como ansiedade, depressão, pressão alta e colesterol. Uma pesquisa realizada com 32 profissionais submetidos a treinamento pelo cardioEmotion comprovou o aumento na estabilidade emocional dos participantes e melhora no relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa: 96% das pessoas relataram melhora no equilíbrio emocional e 44% na redução de stress.
Como funciona
O equipamento é plugado no computador pessoal e um sensor é colocado no dedo ou na orelha para avaliar a variabilidade da frequência cardíaca, medida que representa o intervalo entre duas pulsações consecutivas, chamado de intervalo RR.
Esta variabilidade é diretamente afetada pelo sistema nervoso autônomo, e pelas emoções, apresentando efeitos no corpo. “Estudos mostram que, quando o intervalo RR é sinusal, em forma de uma onda, entra-se em coerência cardíaca, estado em que respiração, frequência cardíaca e pressão arterial estão em sincronia, aumentando a imunidade e regulando alguns hormônios, como o cortisol, conhecido como o hormônio do stress”, explica o pesquisador Dr. Marco Fabio Coghi, desenvolvedor da tecnologia.
Ele também explica que a coerência cardíaca representa o equilíbrio do sistema nervoso autônomo e pode ser perfeitamente medida por meio do intervalo RR. Utilizando o cardioEmotion, o usuário consegue medir sua coerência cardíaca e realizar treinamentos para alcança-la por meio de jogos interativos no computador.
Ao jogar, a pessoa recebe notas de 0 a 10 conforme o desempenho alcançado. Quanto menor a nota, maior o estado de desequilíbrio nervoso autônomo. “A resposta dos exercícios é imediata e vista em tempo real. Recomendamos práticas diárias de 20 minutos como ferramenta complementar-integrativa para ajudar na redução do stress, insônia, ansiedade, hipertensão e depressão”, explica.

FONTE