O programa Bem Estar da Rede Globo, canal G1, entrevistou no dia 15 de junho de 2017 a nossa cliente Rose Fukue, psicóloga e neuropsicóloga responsável pelo programa de tratamento da dor de cabeça no Headache Center Brasil, o primeiro centro especializado no tratamento da dor de cabeça no Brasil, e pesquisadora no setor de Cefaleias da UNIFESP, que falou sobre o tema enxaqueca.

Esse programa mostrou uma entrevista da repórter Valéria de Almeida com  a Rose, que apresentou o caso da paciente Roberta Kelly Fulanetti, que sofre de enxaqueca.

A neuropsicóloga mencionou que o estresse é o principal gatilho da enxaqueca, isto é, o elemento que desencadeia as crises. Esta paciente refere que ela é estressada no trabalho e que nos momentos de maior tensão, aparece a dor de cabeça (enxaqueca).

Rose Fukue mencionou então que ela está tratando essa paciente usando uma ferramenta complementar integrativa de biofeedback cardíaco chamada cardioEmotion, para ensinar à paciente como aprender a respirar, para atingir um nível de coerência cardíaca, que ajuda a debelar as crises de enxaqueca.

Através da respiração, a paciente aprendeu a controlar o seu estado emocional, e, consequentemente, as suas crises de enxaqueca. A paciente é treinada diariamente, para aprender a técnica de respirar corretamente, o que ela já consegue fazer sem o auxílio da ferramenta.

A paciente também disse que continua tomando a sua medicação tradicional, mas que, com o auxílio da técnica de respiração que ela aprendeu através das sessões de biofeedback cardíaco, ela hoje está bem melhor, e consegue controlar melhor as suas crises de enxaqueca.

Clique aqui para ver a reportagem.

Participe do curso: Como Tornar Visível o Invisível – 8 e 9 de Julho, em Recife

O objetivo do curso é capacitar e prover subsídios teóricos e práticos associados a outras técnicas terapêuticas integrativas complementares ao biofeedback. Ampliar o repertório clínico do terapeuta, integrando conhecimentos da neurociência, neurofisiologia das emoções e comportamento. Trazer subsídios para melhor manejo das emoções.

Clique aqui para saber mais.