Um caso real de biofeedback VFC no tratamento de crises de enxaqueca: conheçam Alice.

Este estudo de caso foi publicado no site NeuroDevelopment Center Inc. em 14 de fevereiro de 2015.

Alice teve crises mensais de enxaqueca ligadas ao seu ciclo menstrual durante mais de uma década. Essas crises eram severas e duravam um ou dois dias. A vida dela parou, e ela não conseguia fazer nada. Medicamentos analgésicos ajudavam um pouco, mas a dor ainda era paralisante. Alice tentou muitas formas de tratamento, sem efeitos significativos.

Ela foi tratada pelo biofeedback VFC (variabilidade da frequência cardíaca, ou HRV em inglês) no NeuroDevelopment Center e recebeu um total de oito sessões de 30 minutos. Suas crises de enxaqueca desapareceram e não voltaram. Ela foi recentemente contatada, sete anos após o tratamento, para fazer um seguimento. O objetivo era saber se os efeitos do tratamento tinham durado. Alice escreveu:

“Eu creio que a última vez que fui tratada foi em 2005. Eu fiquei relativamente sem crises de enxaqueca, exceto durante 2 ou 3 meses após cada gravidez, nas quais a falta de sono certamente desempenhou um papel. Eu não consigo me lembrar da última vez em que tive uma crise de enxaqueca. Eu tenho tentado ajudar outros pacientes com enxaqueca, bem como portadores de TOC, TEA e TDAH***”.

***Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, respectivamente.

O biofeedback VFC

O biofeedback VFC é uma maneira de perceber e controlar algumas reações ao estresse. Os instrumentos de biofeedback VFC medem e mostram os batimentos cardíacos e através dele é possível acompanhar as alterações de pensamento, as emoções e o comportamento. Centenas de estudos mostraram que é possível aprender a influenciar ou regular estes processos, quando for possível obter as informações imediatamente.

O biofeedback VFC tem se mostrado eficaz no tratamento de crises de cefaleia e de enxaqueca. Uma análise recente mostrou resultados combinados de 55 estudos clínicos controlados do uso do biofeedback no tratamento de crises crônicas de enxaqueca (média = 16,9 anos). A maior melhora foi vista usando o biofeedback VFC.

A frequência cardíaca é um ótimo meio de medir: quando alguém está estressado ou “acelerado”, ou em um estado emocional negativo, e a excitação do sistema nervoso é alta, a frequência cardíaca fica em sincronia. A quantidade de tempo entre as sístoles cardíacas muda muito pouco. Porém, quando alguém está calmo e estável, e a excitação do sistema nervoso é menor, o intervalo entre as sístoles cardíacas fica mais flexível.

O treinamento com o biofeedback VFC oferece uma maneira fácil e concreta de aprender como reformatar o ritmo cardíaco para aumentar a calma e a estabilidade. Um simples sensor na orelha ou no dedo capta a frequência cardíaca e o computador analisa o intervalo entre as sístoles (R-R). Durante as sessões de biofeedback VFC o paciente aprende a relaxar seus músculos e sua mente, e como diminuir e regular a respiração. Uma vez aprendida esta técnica, a pessoa pode usar em casa um software barato e construir sua capacidade para reconhecer quando ela está incomodada e, rapidamente, reconquistar a calma.

O biofeedback VFC para tratar crises de enxaqueca é um tratamento apoiado em pesquisas. Ao reduzir o impacto do estresse sobre o sistema nervoso autônomo, fica reduzida a vulnerabilidade às crises de enxaqueca.

Atualmente, já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion, inventado e desenvolvido por mim e pelo Prof. Dr. Marco Fabio Coghi.

Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, realizado em diversos locais, várias vezes por ano e ministrado por:

Prof. Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, Diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.