O presente estudo de Jester D. J. e col. foi publicado em Aging Ment Health, em janeiro de 2018, 30:1-7, doi: 10.1080/13607863.2018.1432031.

Resumo

Objetivos

Duas décadas de pesquisas sobre o biofeedback VFC (variabilidade da frequência cardíaca, ou HRV em inglês) focaram em populações de adolescentes e de adultos com diversos sintomas e condições médicas, excluindo adultos idosos. Este estudo explorou o uso do biofeedback VFC como um novo tratamento para diminuir os sintomas psiquiátricos e melhorar a função cognitiva em adultos idosos.

Métodos

Os participantes selecionados para intervenção de três semanas incluíram seis sessões de biofeedback VFC de 30 minutos. Medidas neuropsicológicas e psiquiátricas foram administradas antes e depois da intervenção.


Resultados

Foram observadas diminuições da depressão (Cohen d = 1,02, p < 0,001), do estado de ansiedade (Cohen d = 0,82, p = 0,003) e de traços de ansiedade (Cohen d = 0,84, p = 0,002). Verificou-se um aumento das habilidades de atenção medidas pelo Trail Making Test – Parte A (Cohen d = 1,00, p = 0,001). Diferenças entre habilidades executivas, medidas pelo Trial Making Test – Parte B e pela Stroop Task não alcançaram significância estatística.

Conclusão

Os autores concluíram que “este estudo sugere que adultos idosos podem se beneficiar de intervenções através do biofeedback VFC, tanto quanto populações mais jovens, que foram estudadas durante décadas. Depressão, ansiedade e habilidades de atenção foram afetadas positivamente. Diversos participantes relataram melhor qualidade do sono e do gerenciamento do estresse. Futuros estudos devem corroborar estes achados”.

Atualmente, já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion, inventado e desenvolvido por mim e pelo Prof. Dr. Marco Fabio Coghi.

Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, realizado em diversos locais, várias vezes por ano e ministrado por:

Prof. Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, Diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.