Este estudo de Raymond J. e col. foi publicado no Applied Psychophysiology and Biofeedback, em março de 2005, volume 30, item 1, págs. 65–73, doi.org/10.1007/s10484-005-2175-x.

Resumo

Foi demonstrado que o neurofeedback alfa teta produz melhora profissional significativa em estudantes de música.

O objetivo do presente estudo foi estender esse trabalho para uma diferente arte e comparar o neurofeedback alfa teta com outra forma de biofeedback: o da variabilidade da frequência cardíaca (BVFC ou BHRV em inglês), que também é conhecido como biofeedback cardíaco.

Dançarinos latinos de vinte e quatro salões de baile foram randomizados para três grupos: o primeiro deles recebeu neurofeedback, o segundo recebeu BVFC e o terceiro deles não recebeu qualquer intervenção.

A dança foi avaliada antes e depois do treinamento.

Houve melhora do desempenho nos grupos que receberam biofeedback, mas não no grupo controle.


O BVFC e o neurofeedback beneficiaram o desempenho de diferentes maneiras. Os autores sugeriram a repetição deste estudo com maior amostra.

Atualmente, já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, o cardioEmotion, inventado e desenvolvido por mim e pelo Prof. Dr. Marco Fabio Coghi.

Para saber mais sobre esta ferramenta, baixe gratuitamente o e-book “Como Tornar Visível o Invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, realizado em diversos locais, várias vezes por ano e ministrado por:

Prof. Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, Diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.