Este estudo de Lee J. e col. foi publicado em forma final editada como Hanguk Simni Hakhoe Chi Kongang, 2015, 20(2): 391=408.

Resumo

Estudos anteriores indicaram que o tratamento através do biofeedback VFC (Variabilidade da frequência cardíaca ou HRV em inglês) e técnicas de relaxamento são eficazes na redução de sintomas psicológicos e físicos (Hammond, 2005; Manzoni, G. M., Pagnini, F., Castelnuovo, G., & Molinari, E., 2008). Todavia, escassos estudos compararam o tratamento pelo biofeedback VFC e o treinamento pelo relaxamento para reduzir traços de ansiedade.

O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos do tratamento pelo biofeedback VFC e o treinamento pelo relaxamento na redução de traços de ansiedade, em comparação com um grupo controle sem qualquer tratamento, usando estudantes de ciência e engenharia de uma Universidade da Coreia do Sul.

 

Baixe o e-book: Ansiedade tintim por tintim aqui


No presente estudo, um total de 15 estudantes de graduação com níveis moderados de traços de ansiedade foram recrutados para 4 sessões individuais a cada duas semanas. Eles foram designados ao acaso para três diferentes grupos: tratamento com o biofeedback VFC (n = 5), treinamento pelo relaxamento (n = 5) e grupo de controle sem tratamento (n = 5).

Os resultados revelaram uma diferença significativa na mudança da pontuação de traços de ansiedade entre o tratamento pelo biofeedback VFC e o grupo controle sem tratamento. Todavia, não houve diferença significativa entre o grupo do treinamento pelo relaxamento e o grupo controle sem tratamento. Além disso, não houve diferença significativa entre o tratamento pelo biofeedback VFC e o treinamento pelo relaxamento.

Os resultados do presente estudo indicaram que há benefício potencial na utilização do biofeedback VFC em programas de gerenciamento de estresse e/ou de redução de ansiedade.

Este é mais um interessante estudo que confirma os benefícios do uso do biofeedback VFC em programas de gerenciamento de estresse e de redução de ansiedade.

Já existe disponível no Brasil uma ferramenta complementar-integrativa de biofeedback VFC, por mim inventada e desenvolvida. Para saber mais sobre esta ferramenta baixe gratuitamente o e-book “Como tornar visível o invisível” e/ou inscreva-se para fazer o curso do mesmo nome, que é realizado várias vezes por ano, em diferentes locais e agora em Portugal também, e ministrado por:

Prof. Dr. Marco Fabio Coghi

Pesquisador, responsável científico pelo desenvolvimento do cardioEmotion. Químico e Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado de diversos cursos de pós-graduação (UNICID, UNIFESP, CETCC entre outros); especialista em biofeedback cardiovascular. Palestrante nacional e internacional. Escreveu diversos e-books sobre o tema: coerência cardíaca e biofeedback. Autor de três patentes de invenção. Instrutor de Yoga pós-graduado; terapeuta Ayurveda com estágios realizados na Índia. Hipnoterapeuta. Diretor Científico da NPT – Neuropsicotronics, Diretor da Clínica TAMA e da INTELECTUS Treinamento e Cursos.

Prof.ª Silvana P. Cracasso

Mestranda na UNIFESP em Técnicas Contemplativas. Aprimoramento em técnicas de Atenção Plena e Mindfulness para Saúde. Docente do curso de pós-graduação na UNINOVE. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Dependência Química, Neuropsicologia do Desenvolvimento. Aprimoramento em Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para Desafios Clínicos; Avaliação Neuropsicológica Interdisciplinar; Neuropsicologia Clínica Aplicada à Reabilitação. Educação Emocional e Neurofisiologia das Emoções. Palestrante e formadora de lideranças em Habilidades Socioemocionais. Diretora e coordenadora de atendimento terapêutico da Clínica TAMA e Diretora da INTELECTUS Treinamento e Cursos.