A auto regulação e o biofeedback VFC no tratamento de alcoolismo

Esta foi uma dissertação de Khodik K. apresentada à Faculty of the

Institute for Graduate Clinical Psychology da Widener University, em maio de 2013, para obtenção do título de PhD, e o texto integral desta dissertação pode ser acessado aqui.

O título integral da dissertação é “Auto regulação e biofeedback VFC: promovendo aptidão emocional e espiritual no tratamento do alcoolismo”.

Resumo

Escreve o autor que a maior parte das formas de distúrbio de abuso do consumo de álcool é frequente e muito difícil de tratar. Uma das variáveis responsável por tais dificuldades está relacionada a um déficit de funções executivas, que tendem a se manifestar como problemas de auto regulação e de auto controle.

Estas questões de auto regulação representam muitos desafios para os indivíduos que estão em recuperação, como também para os clínicos responsáveis pelo tratamento.

Apesar da recente mudança em termos da oferta de cuidados holísticos, que incluem intervenções baseados em espiritualidade, há alguns programas que, sistematicamente, fortalecem a auto regulação emocional e ajudam os indivíduos a integrar a espiritualidade na sua vida, para obter um estado de recuperação mais sustentável.


Uma pesquisa recente demonstra a utilidade potencial do treinamento de indivíduos para gerar emoções positivas, reduzir a frequência de conflitos internos e aumentar a coerência psicofisiológica geral.

Escreve ainda o autor que esta dissertação constrói sobre os resultados desta pesquisa e integra três intervenções num tratamento padrão de abuso de ingestão de álcool: uma compreensiva, outra holística e outra baseada empiricamente.

Para saber mais detalhes sobre este estudo, e ver as particularidades das formas de tratamento usadas, acesse o texto integral da dissertação através do link acima mencionado.

Você gostaria de saber mais sobre os benefícios do uso do biofeedback no tratamento de dependência química, faça um download gratuito do eBook “Benefícios do biofeedback no tratamento de transtorno de abuso de álcool e drogas” clicando aqui.

Os autores do eBook são:

Priscila Fernandes Coghi, Psicóloga, pós-graduada em Neuropsicologia pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (EMUSP), diretora da NPT – Neuropsicotronics Ltda., priscila@nptronics.com.br.

Marco Fabio Coghi, Fisioterapeuta pós-graduado, professor convidado do curso de pós-graduação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), diretor da NPT – Neuropsicotronics Ltda., marco@nptronics.com.br.

Sobre o autor deste post: Colunista do blog do cardioEmotion, Dr. Fernando é formado em medicina pela USP, pós graduado em administração de empresas pela FGV, possui mais de 40 anos de experiência como executivo de sucesso em empresas multinacionais do ramo farmacêutico, além de escritor e tradutor sênior.